domingo, 13 de maio de 2012

Informática - Multiplicando ações inclusivas



Projeto de acessibilidade inscreve cegos para uso de computadores


Diante de notícias como a da Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará que seleciona 20 novos usuários para o Projeto Acessibilidade e Inclusão, iniciado em 2004, oferecendo serviço de uso de computadores por pessoas cegas e/ou com baixa visão, em laboratório de informática, ou do projeto Inclusão de Pessoas Cegas na Escola e no Mundo Digital, que teve início no ano de 2008, nas dependências da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Guaratinguetá, podemos observar que o uso do computador e da internet facilitou a inclusão e a acessibilidade dos deficientes, portanto é fundamental que essas tecnologias sejam desenvolvidas e incluídas nas escolas.

Projetos como esses tem como propósito ampliar e aprofundar os conhecimentos dos graduandos e docentes da Rede Oficial de Ensino quanto ao atendimento escolar de pessoas com deficiência visual, formando novos multiplicadores capazes de transmitir o novo conhecimento adquirido e pessoas apta a trabalhar com a grafia Braille e o sistema DOSVOX.


Nesses projetos, os computadores dispõem do sistema Dosvox e leitores de tela como o NVDA e ORCA, que permitem aos usuários editar textos, acessar a Internet, enviar e receber e-mails e usar outros aplicativos computacionais. Com a orientação os participantes com deficiência visual podem estudar, realizar pesquisas e desenvolver outras atividades ligadas à educação e profissionalização.


- É através da capacitação e da formação docente que poderemos atingir o maior número de profissionais e sensibilizá-los para a verdadeira inclusão.

- A escola deve realizar trabalhos voltados à alfabetização Braille, uso da informática com softwares de voz, e  também convidar palestrantes para tratar com os professores, os alunos e a comunidade sobre o tema inclusão e deficiência visual.

Curiosidade: O Sistema DOSVOX foi criado a partir da necessidade de inclusão do aluno Marcelo Pimentel, deficiente visual, estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a supervisão do professor Antonio Borges, no ano de 1993.

DOSVOX é um sistema computacional que se destina a facilitar o acesso do deficiente visual em microcomputadores através do uso de síntese de voz. Por esse sistema é possível observar um aumento muito significativo no índice de independência e motivação das pessoas com deficiência visual, tanto no estudo, trabalho ou interação com outras pessoas. 




Links: 
http://www.braillu.com/ 
http://www.vermelho.org.br/1demaio/noticia.php?id_noticia=179424&id_secao=61

http://www.angra.rj.gov.br/asp/sig/sig_noti_indice.asp?vid_noticia=3772 

Um comentário:

  1. Gostei de sua notícia, ideal seria se esta iniciativa fosse implementada em todo país

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